Explicando Carnaval do Rio para os gringos

bloco canva

gringos-007_1

O Carnaval já tá ai, junto com os gringos nesse Rio de Janeiro.

Hoje vamos falar do verdadeiro Carnaval carioca, aquele Carnaval true com as dicas mais aleatórias  e úteis para a gringarada aqui do Rio. O post de hoje é mais uma blogagem coletiva do Rotaroots – blogando com amor e criatividade!

O Carnaval carioca se resume a blocos de rua e os desfiles das escolas de samba no Sambódromo. Segundo a Prefeitura, a festa deve atrair quase 1 milhão de turistas. É um evento grandioso e marca o inicio do ano. Pouquíssimas coisas importantes realmente acontecem antes do Carnaval. Sexta feira, dia 13, já é ponto facultativo e só termina com um último bloco no domingo, dia 22.

bloco canva

Nesse Carnaval, 456 blocos irão desfilar nas ruas do Rio.
A primeira impressão não é boa: acordar cedo para ir a um bloco de rua as 8 da manhã com 10 mil pessoas. Admito que não é a melhor ideia de diversão para um carnaval e NÃO É.

Para realmente se divertir num bloco, você precisa acreditar num mundo ideal. É preciso esquecer a super lotação e esquecer o calor senegalês do Rio, ai talvez seja divertido.  Se você for como eu que já passou pelo sofrimento pré carnavalesco, aquele momento de escolha/confecção de fantasias no Saara, e optou por usar uma fantasia divertida, prepare-se para enfrentar o calor e a superlotação junto com a purpurina. Se não for sua, será do amigo do lado, poder ter certeza!

cilada

Apesar de parecer uma cilada mesmo sabendo que na verdade é, os blocos são divertidos e indico.  Você pode escolher fantasias divertidas, rir das fantasias dos outros companheiros de derrota carnavalesca. Sempre atrás do bloco tem um milhão de vendedores de cerveja, normalmente com preços aceitáveis, e temos ainda sacolés de caipirinha, mojito e até drinks , como Alexander.

Existem blocos de todos os ritmos. Bloco das antigas como o lotadíssimo Bola Preta e o queridinho Cordão do Boitatá; blocos que tocam Beatles como Sargento Pimenta; blocos que tocam Roberto Carlos ( Exalta Rei), Mamonas Assassinas ( Brasilia Amarela) ,  Blocos que tocam boyband dos anos 90 ( New Kids on the Bloco) e muitos outros bizarros para um carnaval .

Outra bizarrice do Rio de Janeiro são os banheiros. Confesso que esse é o meu maior sofrimento. A maioria dos banheiros são químicos e os estabelecimentos que possuem banheiro, fecham o banheiro para evitar sujeira massiva.

UFA

Esse é o UFA – Unidade de Fornecimento de Alívio. Essa coisa é um banheiro, que só serve para deixar um cheio horrível pelas ruas que estão instalados.
Lá pelo Centro do Rio, para esse Carnaval, instalaram banheiros masculinos e femininos ligados ao sistema de esgoto. Mas esse assunto de xixi é muito importante porque pode doer no bolso. ATENÇÃO AMIGOS!  É melhor encarar esses banheiros por ai porque fazer xixi na rua e jogar lixo no chão gera uma multa no valor 170 reais.

escola de samba
Outra grande festa aqui no Rio são os desfiles das escolas de samba do Sambódromo. Desfile do Grupo Especial acontecem no domingo, dia 15, e segunda, dia 16; as escola do grupo A ( o grupo de acesso, a série B do Carnaval) também desfilam no Sambódromo, na sexta, dia 13, e sábado, dia 14.

O desfile é muito bonito e muito caro. Dificilmente você conseguirá ingressos hoje por preços dignos, apenas preços realmente abusivos estão disponíveis para venda e nem é venda oficial.

rio_carnaval_2

São 7 escolas de samba por noite, todas com alegorias gigantes e muita animação. Nunca assisti um desfile porque acho os preços abusivos, mas já assisti um ensaio de uma escola na porta da minha casa durante os 5 carnavais que morei em Niterói por causa da faculdade.

Outra atração é a apuração das notas do desfile, que ocorre na quarta feira de cinzas! Vale a pena conferir e reclamar muito no Twitter das notas!!

É possível explicar o carnaval do Rio com poucas palavras: alegria e disposição.
Alegria dos foliões e disposição para enfrentar todos os percalços para garantir a diversão!

Post relacionados

Deixe uma resposta