Fuscas: um caso de amor

fusca

O desejo de todo mundo que tira a carteira de habilitação é ter o próprio carro. Infelizmente nem tudo é possível.
Já sou a habilitada há 5 anos e nesse meio tempo tive zero carros. Comprar um carro é caro, manter também.

Porém nutro uma paixão pelos fuscas desse mundo.

fusca

O Fusca já foi um dos carros mais vendido do Brasil, com 3,3 milhões de unidade fabricadas no país entre os anos 50 e 80, comemora 78 anos. O primeiro projeto do carro foi elaborado pelo engenheiro automotivo austríaco Professor Doutor Honoris Causa Ferdinand Porsche, em 1934, a pedido do ditador nazista Adolf Hitler. Lançado em 1945, foi utilizado durante a Segunda Guerra Mundial. Hitler imaginava, em 1924, um carro barato que pudesse ser consumido pelas famílias alemãs e justificasse a construção de estradas por todo o país.

6

8

O primeiro carro da minha mãe era um fusca amarelo. Ele me encanta por ser um carro pequeno, com aquele formato fofinho que me lembra um carro da Barbie.  O carro tem todo um charme de ser clássico e vintage, apesar de todas as dificuldades de um carro antigo.  No mundo real não sei se conseguiria dirigir um fusca, já aprendi a dirigir em carros novos, com direção hidráulica e tudo mais.

 O pai da minha amiga Adriana é um dos integrantes do clube dos apaixonados por Fusca. O Tio Vitor compra um Fusca velhinho e reforma, o fusquinha atual dele tem até DVD.

uruguay-elections_fran

Outro integrante do clube é ex presidente uruguaio Mujica. O político recebeu uma , recebeu uma oferta de um xeque árabe, que está disposto a pagar US$ 1 milhão por seu velho fusquinha. Esta não foi a única oferta que o presidente uruguaio recebeu por seu velho fusquinha azul. O embaixador do México, Felipe Enríquez, também ofereceu dez veículos em troca do famoso Fusca azul. Segundo a mais recente declaração de renda de Mujica, seu Fusca ano 1987 está avaliado em 70 mil pesos (US$ 2.800).

2

O Fusca fez muito sucesso em todas estas décadas, mas chegou um momento em que a situação ficou insustentável. Ela começou a ficar obsoleta, novos veículos estavam com novidades para lá de encantadoras, e não valia mais a pena. Em 2003, foi decretado o fim do Fusca. Em 2012, ele voltou. A Volkswagen não conseguiu ficar longe do veículo que fundou a empresa! Todavia, este Novo Fusca mantém apenas o nome, pois ele está muito caro e bastante diferente.

Post relacionados

  • Sem posts relacionados

Deixe uma resposta