Como organizar uma festa junina #1

bandeirinhas-de-festa-junina

Existem duas explicações sobre a origem das festas juninas. A primeira, explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina. De acordo com historiadores, esta festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial .

bandeirinhas-de-festa-junina

As festas juninas aqui no Brasil já fazem parte do calendário de festas. Inclusive o Diário do Rio já fez a tradicional lista de festas juninas aqui do Rio.

Para organizar uma festa junina legal é essencial manter as tradições, ou seja, tem que vestir camisa xadrez, chapéu de palha e armar fogueira. Não dá para abrir mãos das bandeirinhas e balões devem ser bem coloridos e abundantes. A mesa deve ser farta e atraente, forrada com toalha xadrez e recheada de quitutes clássicos como bolo de fubá, paçoca e milho verde, além  do salsichão.

Esse é o primeiro post com dicas para decoração, diversão e música. No segundo post falarei sobre comidas e bebidas.

Decoração

Para a decoração não podem faltar cores. Bandeirinhas coloridas, toalha xadrez e balões são presença certa em qualquer decoração de festa junina.  Você pode fazer as bandeirinhas em casa mesmo, conforme essas instruções. Aqui no Rio você encontra tudo e mais pouco para decoração no Saara, mas nessa época do ano toda lojinha de bairro vende coisas de festa. Também é legal usar folhas de bananeiras para enfeitar a mesa onde ficarão os quitutes caipiras.

Para quem tiver espaço é interessante apostar na decoração com barraquinhas. Separe as comidas e bebidas por mesa e crie uma barraquinha de cada tipo.  Você pode utilizar tendas para montar as barraquinhas.

Barraquinhas

Se você optar por fazer as suas próprias barraquinhas de festa junina para que elas fiquem personalizadas, você precisará de tábuas de vários tamanhos, lonas, pregos, tinta e martelo. Então, basta fazer o desenho de uma barraca, pregando uma peça na outra, colocando a lona por cima. Depois, pinte da cor que achar melhor para o evento e enfeite-a com os materiais que preferir.

As placas podem ser confeccionadas por você também, em placas de EVA, em cartolina ou em color set. Ficam muito bonitas, é só ter criatividade e caprichar.

festa junina 2

festa junina 3-tile

page

Também é interessante uma fogueira,  se você não tem espaço para uma de verdade, aposte na artificial. Ela pode ser feita  com  pedaços de madeira empilhado, papel celofane,  e uma lampada.   Tem um passo a passo de como fazer nesse site, local do qual as fotos abaixo foram retiradas.

Incentive os convidados a irem a caráter: chapéu de palha e roupa xadrez. Se possível compre mais chapéus de palha e distribua para os esquecidos. Para as mulheres vale as tradicionais maria-chiquinhas e as pintinhas no rosto bem rosado.  Nesse link tem dicas para customizar roupas para a ocasião.

Diversão e música

Para animar, principalmente se tiver crianças, as brincadeiras são uma ótima opção. Pescaria, jogo de argola, boca do palhaço e bola na lata são fácies de fazer e divertidas. Coloque foto de políticos ou vizinhos chatos nas latas para animar o bola na lata, lembro que na época do colégio colocamos as fotos dos professores e foi um sucesso. Compre alguns brindes baratinhos ou peça para cada convidado levar alguma coisa .

brincadeiras

Brincadeiras como bingo e correio do amor são ótimas para uma festa de público mais velho.  Ainda dá pra trazer a dança da laranja, onde o casal precisa dançar com as mãos para trás com um laranja no rosto. Ganha quem conseguir não deixar a laranja cair .

O som tocado deve ser sempre, forró, baião, chote, musicas regionais, etc. Criações de Luiz Gonzaga, Mário Zan e Lamartine Babo são sempre bem apreciadas. Fica mais legal ainda se você conhecer uma sanfoneiro para animar a festa ou um grupo de forró.

É legal preparar uma quadrilha com todos os convidados. Se você quiser, elaborei um guia de passos para a quadrilha, bem completo e é só clicar no botão aqui embaixo e pagar com o um tweet ou uma postagem no facebook!
Separei também uma playlist para tocar na festa, diretamente do Spotify.

No próximo post falarei sobre comidas e bebidas para a sua festa junina! Até lá.

Post relacionados

  • Sem posts relacionados

2 Comment

  1. […] do primeiro post sobre festa junina, que você pode conferir nesse link, falei sobre decoração e entretenimento para as festas juninas. No post de hoje, vou falar sobre […]

  2. Pablo says: Responder

    Parabéns e obrigado! Ajudou muito!

Deixe uma resposta