Ação de Graças e suas curiosidades

Ação de Graças e suas curiosidades

Ação de Graças e suas curiosidades

O Dia de Ação de Graças ( ” Thanksgiving Day“) é um feriado celebrado nos Estados Unidos e no Canadá que simboliza um dia de gratidão, geralmente a Deus, pelos bons acontecimentos do Ano.  Ele é comemorado na quarta quinta feira do mês de novembro. Originalmente, a festa era um agradecimento pelas boas colheitas anuais, que ocorria no outono. O Dia de Ação de Graças é celebrado também com grandes desfiles e com a realização de jogos de futebol americano.

Esse feriado é um dos mais importantes nos Estados Unidos, e assim como Halloween, outra data tipicamente americana, há inúmeros episódios especiais de Thanksgiving nos seriados.

E no dia seguinte é o dia da loucura. O feriadão de Ação de Graças possibilita a Black Friday, que inclusive já falei sobre ela lá no início do blog. Vocês pode dar uma olhada aqui! 

O feriado é bem tradicional e fizemos uma lista sobre a curiosidades e clichês do dia do Peru!

1. Perdão do Peru

peru 4

Existe uma cerimônia de perdão do peru. O presidente americano perdoa dois perus – um oficial e outro reserva. As aves perdoadas escapam do destino dos outros 46 milhões de perus comidos no Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Depois da cerimonia, os perus embarcam para Disneylândia, onde são destaque do Desfile de Ação de Graças e após vão viver em liberdade num dos parques.

2. Futebol Americano

Grande parte dos americanos assiste a um jogo de futebol na TV logo após a refeição do Dia de Ação de Graças. Este costume começou entre os anos 1920 e 1930, quando o esporte ganhou popularidade nos Estados Unidos. Os times Detroit Lions e Dallas Cowboys sempre jogam nesta data.

3. Desfiles

O desfiles são bem famosos. Nos seriados sempre vemos na hora da preparação da comilança, sempre tem algum personagem fugindo do trabalho e assistindo o desfile.

peru 6

Geralmente eles são inspirados no modo de vida dos peregrinos e as pessoas se vestem como os primeiros colonos dos EUA. O desfile mais famoso acontece em Nova York feito pela Macy’s.  Cerca de 3 milhões de pessoas assistem a parada, que também é televisionada. O desfile é cheio de balões de ar gigantes com personagens como Snoopy, Bob Esponja e Homem Aranha. Junto com bandas, celebridades e bailarinos realizando performances.

No final da parada acontece a chegada do Papai Noel.

4. Comidas Típicas

O peru não pode faltar no cardápio de Ação de Graças, que também é conhecido como Turkey Day. A refeição geralmente inclui também pão, abóbora, purê de batata, batata doce e torta de abóbora, maçã ou nozes, comidas do tempo dos peregrinos.

peru
A maioria desses alimentos é original da América, simbolizando a fartura desta terra. As três frutas nativas dos Estados Unidos: cranberruy, blueberry e concord grape, também são bastante consumidas neste dia. Para acompanhar a refeição bebe-se vinho ou a tradicional cidra americana.

O peru foi escolhido como prato principal porque alimentava muito mais gente do que um galinha ou um pato, e já virou a marca principal do feriado.

5. Celebração em família

peru 7

O Thanksgiving é uma celebração doméstica. Sempre que pensamos em Ação de Graças associamos uma mesa grande, com bastante comida e toda a família sentada a mesa. Um dos costumes das famílias americanas é enfeitar a casa com tons de outono, flores e frutas.

Ação de Graças em Friends

Vocês devem imaginar como foi difícil  escolher apenas um episódio que faça referência à data, mas como não lembrar daquele em que os seis amigos relembram seus piores jantares de Ação de Graças?

Peru

The One with the Thanksgiving Flashbacks“, o oitavo capítulo da quinta temporada, nos presenteia com as cenas de Monica e Joey colocando um peru na cabeça para fazer as pazes com Chandler – e ainda rende o primeiro eu te amo do casal.

 

Ação de Graças em Gilmore Girls

Peru 3

Não que seja um sacrifício para as garotas Gilmore se esbaldar em refeições nada leves, mas no episódio A Deep-Fried Korean Thanksgiving a dupla se superou. Convidadas para quatro festas de Ação de Graças, Lorelai e Rory prometem comparecer a todas – com direito a peru de tofu na casa dos adventistas Kim, a tradicional rusga entre Jess e o tio no restaurante do Luke, a peru frito no quintal da Sookie e a pomposa ceia na mansão Gilmore. Risadas com toque de drama garantidos!

peru 8

Post relacionados

  • Sem posts relacionados

5 Comment

  1. Jonara Cordova says: Responder

    Nossa, eu ainda não to acreditando que “salvam” dois perus e levam pra Disney! hahahahah O Estados Unidos sabe ser bizarro. Acho que dificilmente tenha uma série que se passe nos EUA e que não tenha um episódio especial de Ação de Graças. Adorei as curiosidades!

    http://desapegomental.com

    1. Jonara, você está certa! EUA é o país campeão das bizarrices!
      Além dos megas desfiles ainda há esse culto ao peru!

      beijos e obrigada pela visita!

  2. Raquel Leal Porto says: Responder

    Nossa, muito legal seu post, ontem mesmo eu estava pensando que eu precisava pesquisar algumas coisas sobre o Thanksgiving porque eu sabia apenas a ideia geral, amei o post, eu não sabia desta tradição do Perdão do Peru, muito engraçado. rsrsrs

    Sempre vejo falando do Dia de Ação de Graças nos livros ou filmes, essa é uma celebração que sempre quis participar, quem sabe um dia. =)

    Beijos.

    1. Essa história do Perdão do Peru é muito louco, mas até eu queria ser um peru perdoado e passar o resto da vida na Disneylandia!
      Beijos!

      1. Raquel Leal Porto says: Responder

        Com certeza eu também queria ter essa chance de viver durante o resto da vida da Disney. mas que é bizarro é esta tradição, interessante. kkkk

Deixe uma resposta