3 desafios literários para 2016

Desafio LIterario

Que tal começar 2016 com desafios?

Separei três desafios literários para conhecer, tomar coragem e começar a leitura em 2016. São três desafios que visam conciliar todos os tipos de leituras: Leia Mulheres, Um Clássico por Mês e The Rory Gilmore Reading Challenge.

Leia Mulheres

DSCN2997

Quantos livros escritos por mulheres você leu em 2015? Quantos livros escritos por mulheres você já leu no decorrer de toda sua vida? A chance de você dizer que leu pouquíssimas autoras é bem grande. Existe um movimento bem grande pela valorização de escritoras

A organização VIDA, em 2014, reportou um crescimento na quantidade de mulheres escrevendo resenhas de livros, assim como análise de obras escritas por mulheres, mas há um longo caminho a ser percorrido para haver igualdade de gênero no mundo literário. O movimento Leia Mulheres quer expandir o alcance das publicações escritas por mulheres.

Esse desafio literário consiste em ler livros escritos por mulheres.

Já fiz um post indicando cinco autoras para conhecer, mas agora, para esse desafio, fiz uma lista de alguns livros legais para esse desafio que você pode acessar aqui: tinyurl.com/leiamulheres

Um clássico por mês

original_classic-book-case-for-kindle

O próprio nome já explica o objetivo do desafio, que nada mais é do que ler um livro clássico por mês. Esse desafio é ótimo para pessoas, que assim como eu, vivem adiando a leitura daqueles clássicos da literatura, que muitas vezes não possuem uma leitura muito fácil.  É uma maneira bem tranquila e legal de finalmente começar e, no fim do ano, você vai ter lido 12 livros clássicos.

The Rory Gilmore Reading Challenge

Rory

Gilmore Girls é minha série favorita. Quem assistia Gilmore Girls, sabe que a Rory estava sempre com um livro em mãos! Rory incentivou muito meu gosto pela  leitura e acredito que de muitos fãs. Pensando nisso, uma pessoa bem dedicada simplesmente listou todos os livros mencionados pela personagem.

Esse desafio já foi objeto  de um post aqui no blog, que vocês podem conferir aqui . Nesse post falo tudo sobre o desafio.  O legal é que tem desde clássicos antigos, até livros modernos. A lista possui mais de 300 livros, e é claro que ninguém consegue ler tudo isso em um ano, mas é um desafio muito legal pra fazer a longo prazo, ou simplesmente pra procurar novos livros na lista da Rory e ler em 2016.

A lista completa do desafio está aqui. 

Post relacionados

6 Comment

  1. Raquel Mattoso says: Responder

    Adorei as suas sugestões! :) E eu que sou viciada em séries, vou começar a rever Gilmore Girls que eu nunca terminei.

    1. Raquel, sou viciada em Gilmore Girls! O final é bem legal e bem condizente com a série toda! Super recomendo uma maratona! Beijos!

    2. Eu sou completamente louca por Gilmore, fica a dica que Netflix vai fazer uma temporada nova e disponibilizar todas as antigas. muito amor!!

  2. Rafaela Dias says: Responder

    Uffa! Consegui logar.. Eu curti bastante o post. Já tinha ouvido falar do Leia Mulheres e seria legal pra eu participar, porque a maioria dos livros que leio é sobre e são mulheres que escrevem mesmo haha o do Giolmore Girls eu não conhecia e achei super legal a iniciativa e a inspiração que uma personagem pode transferir. Ta legal <3

    http://www.corujageek.com

  3. Fiz mil planos para ler várias coisas, mas estou na segunda semana de aulas na pós e já desisti de qualquer padrão de leitura. O objetivo mudou para ” vou ler o que conseguir”! Que coisa triste!
    Estou lendo Anexos agora!

  4. […] do que se tratava. Criei um objetivo para ler mais mulheres esse ano ( que vocês podem conferir aqui ) e o livro da Sylvia Plath foi bem recomendado. Não conhecia a escritora e não sabia o que me […]

Deixe uma resposta