Por que fazer um diário de viagem?

Diario de Viagem

Acho que encontrar uma pessoa que não goste de viajar é algo muito dificil.  Viajar é algo incrível, desde o planejamento até o sentimento de saudade que você já sente quando está na fila do embarque da volta para casa.

O mais legal da viagem é viver a experiência, viver e aproveitar tudo aquilo que aqueles poucos dias (ou muitos, dependendo do caso) podem te proporcionar. Uma boa forma de viver essa experiência, para mim, é com fotos.

Fotos são uma forma maravilhosa para guardar cada alegria ou perrengue de uma viagem. Recentemente comecei a criar uma nova forma de recordação das experiencias: o diário de viagem. 

O que você faz quando chega ao quarto do hotel depois de passar o dia todo aproveitando um lugar? Você descansa, é claro, mas e se aproveitasse esse tempo para criar um registro de tudo que aconteceu durante o dia?

Aproveita esse tempinho com seu diário de viagem. Eu acredito que a ideia de um diário de viagem é ótima, você pode expressar todo o seu sentimento durante a viagem, para depois rir e abrir um sorriso com as recordações.

Diário Viagem - NY

Anote. Anote todos os detalhes, o que viu, o que sentiu. Escreva sobre o tempo, as cores, o cheiro, as pessoas, o gosto da comida. Tudo o que encanta os seus sentidos.  Escreva sobre aquela rua com casas bonitinhas que você passou ou sobre a fila absurda na porta do ponto turístico. Guarde o ticket do metrô, o recibo do jantar daquele restaurante maravilhoso, a entrada do museu, o palitinho do sorvete com um sabor típico.  Você pode até guardar uma cédula do lugar que você visitou, quando a moeda for diferente, e guardar para o seu diário.

Eu vou fazendo pequenas anotações e depois faço um grande resumo no meu diário de viagem, com fotos, colagem e tudo que consigo guardar e lembrar. Gosto de fazer tudo com muito carinho e bastante detalhe.  Colo todas os trecos que juntei na viagem, escrevo relembrando todos aqueles momentos legais que vivi, sempre com aquele sorriso bobo de canto do rosto.

Diário Viagem - Buenos Aires1

Você pode utilizar um caderno simples, mas existem diários de viagem à venda aqui e aqui.  Acho que já existem opções de diário de viagens virtuais, mas acho que perde a graça. O legal é escrever a mão mesmo e ir relembrado cada dia maravilhoso.  De repente você pode fazer pequenas notas no seu smartphone, ou até áudios, e depois passar para o caderno.

No final da contas, essas anotações vão ajudar a compor um quadro de memórias valioso e tornam a viagem ainda mais inesquecível. Ao final da viagem, e melhor ainda, anos mais tarde, você pode se surpreender com as coisas que anotou. Até porque, com o tempo, vamos nos esquecendo dos pormenores que fazem com que um momento seja especial.

 

Post relacionados

8 Comment

  1. Que lindo seu diário *_*
    Quero muito ter disciplina para organizar um. Acho que o único momento que “médio” fiz isso foi o tempo que morei em Reims. Mas quando viajei pela Europa levava um diário menor, que cabia bem na mochila e não pesava, ae acabava não colando as coisas e os papeis se perdiam…
    Vou tentar fazer um agora do Chile. Até pq será a primeira viagem do Nico 😉

    1. Anota de qualquer forma ou faz notas de áudio, depois em casa você arruma tudo direitinho!!
      beijos!

  2. To fazendo um diário de viagem agora também e é uma das melhores coisas que eu fiz, além de estar ficando lindinho, depois vou ter todos os detalhes da viagem ali! <3 O seu ficou muito muito fofo! Adorei!
    Beijinhos

    1. Confesso que me dá uma preguicinha, mas o resultado vale a pena!
      Beijos e obrigada pela visita!!

  3. Eu fiz uma viagem ano passado e ainda não consegui organizar meu diário, acredita? Anotei tudo meio corrido e guardei os souvenirs, mas ainda não fiz um livro bonitinho. Gostei da inspiração :) Beijos!
    Blog Vintee5 | Canal Vintee5

    1. Aproveita que as memórias ainda estão frescas e começa a escrever! Te garanto que depois de pronto vai valer a pena!
      Beijos e obrigada pela visita!

  4. Aline says: Responder

    Caroooool!
    Que lindo seu livro! Eu tenho dilemas para organizar souvenirs! Primeiro, quando chego no quarto do hotel eu só durmo! Não sobrou energia pra nada! Depois, guardo tudo e não anoto as coisas… AFFF achei lindo lindo seu livro! Parabéns! Bjs

    1. Ah Aline!! Você viaja tanto!! Precisa fazer um! Espero que pelo menos você revele aquelas fotos maravilhosas!
      Tenho muito espirito de velha e gosto de revelar fotos, escrever em cadernos e tudo mais!!

Deixe uma resposta