Férias: Rota das Emoções

Rota1

Sábado que vem, depois das minhas provas finais na EMERJ, começam as minhas férias de meio de ano. Deveria usar esses 15 dias para colocar os estudos em dia, mas vou viajar!

Eu e Sidney embarcamos no sábado para Nordeste, mas precisamente para o Maranhão. Ficaremos 10 dias viajando na Rota das Emoções.

Pegaram dois destinos de peso,  como Lençóis Maranhenses, no Maranhão e  Jericoacoara, no Ceará, e traçaram uma linha de um ao outro e surgiu a Rota das Emoções.

A Rota foi resultado de um projeto em parceria com o Sebrae, o Ministério do Turismo e todos os pequenos e médios empresários do Turismo que ficam “nos meios” e “nas pontas” da Rota, que criaram um roteiro integrado entre os três Estados, envolvendo os municípios de cada um .

A viagem tem três grandes pontos turísticos: o  Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (MA), a Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba (PI) e o Parque Nacional de Jericoacoara (CE).

Começamos a viagem em São Luiz, onde ficaremos um dia só e no dia seguinte pegamos um ônibus para Barreirinhas .

rota

Barreirinhas é a  porta de entrada para os lençóis com mais infraestrutura (tem agência bancária, pousadas, restaurantes, farmácias, mercados e lan house). A sede do parque nacional está a dois quilômetros da cidade. O parque não cobra entrada e a taxa de turismo está incluída no valor dos passeios. Em Barreirinhas iremos visitas as  Lagoas Azul e Bonita . Ficaremos dois dias por lá e partimos para Atins.

Vamos para Atins de barco, de preferência aproveitando o passeio pelo rio, que vai até Caburé. Ficaremos dois dias em Atins também para conhecer mais um pouquinhos dos Lençóis. Atins fica mais perto do Parque do que Barreirinhas, dá pra ir a pé até várias lagoas, sem precisar de passeio com agência.

rota3

Depois passamos um dia viajando até Parnaíba, no Piaui. Faremos o passeio do Delta do Parnaíba, que é um dos três maiores deltas do mundo (os outros dois são os do Nilo, no Egito, e do Ganges, na Índia) e o único em mar aberto das Américas.  Chegamos no final do dia, passamos um dia e vamos para Jericoacoara na manhã seguinte.

rota 4

Jericoacoara é uma vila bem conhecida, pelo simples fato de ser maravilhosa. Jericoacoara está entre as dez praias mais bonitas do planeta e, apesar de sua fama correr o mundo, o ritmo de vida na antiga vila de pescadores continua o mesmo, assim como as ruas de areia e sem iluminação pública.   A vila possui duas lagoas lindas: Lagoa Azul e a Lagoa Paraíso.

Nosso destino das rotas das emoções termina em Fortaleza. Chegamos de manhã e ficamos dois dias por lá. Faremos um pequeno city tour no dia que chegamos e no dia seguinte faremos um passeio 3 em 1 pelas praias de Morro Branco, Fontes e Canoa Quebrada.

Depois voltamos para o Rio!

Estou muito ansiosa e prometo post detalhados depois da viagem.

 

Post relacionados

4 Comment

  1. Tati says: Responder

    Caroool! Amei o roteiro da sua viagem, depois conta tudo na volta!!!!! 😘

    1. Conto sim, Tati! Tem uma parte que estou meio preocupada com o deslocamento, a parte de Atins para Paranaíba, porque parece meio complicado. Mas tirando isso, tá tudo quase certo!!

      Beijos

  2. Como vocês vao de Atins pra Parnaíba? Leva dinheiro hein. Em atins não tem como tirar (em barreirinhas sim). 😉

    1. Vamos voltar para Barreirinhas e pegar varias coisas para Tutóia, Camocin e Paranaíba.

Deixe uma resposta