Receitinha: Legumes Assados no Forno

DSCN3073

Estou tentando melhorar minha alimentação, mas é dificil ter uma alimentação saudável quando se tem uma rotina louca.Foi então que descobrir essa receita maravilhosa de Legumes Assados no Forno.

Vocês não imaginam o quanto ficam macios e saborosos os legumes! Eu imaginava que ficariam macios, mas não tanto! E esta forma de assar ajuda muito a apurar o sabor dos condimentos! Além de que por ser preparado no forno fica muito mais leve do que outras maneiras de preparo!

Tenho feito sempre essa receitinha por motivos de total praticidade. Eu, normalmente, demoro uns 10 minutos descascando e cortando os legumes  e o resto é tempo de forno. Largo os legumes assando e vou fazer qualquer outra coisa.

Sempre aproveito todos os legumes da geladeira, com isso já testei diversos legumes e todos ficam maravilhosos. Você pode utilizar abobrinha, berinjela, tomate, cebola, chuchu, batata, inhame… enfim, qualquer coisa.

Para temperar, gosto de usar alecrim ou manjericão fresco, sal e pimenta do reino branca e preta moída na hora. Quando não tenho alecrim fresco, uso sal, pimenta e ervas de provence.

Legumes cortados e antes de assar

Ingredientes:

  • Todos os legumes que tiver na geladeira
  • Ervas e temperos escolhidos;
  • Azeite

Modo de Fazer

  1. Higienize  os legumes escolhidos.
  2. Descasque os legumes escolhidos ( normalmente não descaso a abobrinha nem a berinjela)
  3. Com os legumes já descascados, pique em pedaços pequenos, do jeito que preferir. Cenoura e abobrinha pode cortar em rodelinhas, já as batatas em cubos grosseiros. A cebola corte em quatro.
  4. Preaqueça o forno a 220
  5. Em uma assadeira coloque os legumes cortados.
  6. Tempere com as ervas e demais temperos escolhidos.
  7. Regue com uma boa dose azeite todos os legumes.
  8. Cubra com papel alumínio, de forma que fique bem fechado.
  9. Leve ao forno por 30 a 40 minutos ou até os legumes ficarem macios.

No inicio, eu usava papel alumínio em tudo. Se você quiser, pode forrar com papel alumínio com a parte brilhante virada para dentro, colocar os legumes em cima e forrar por cima com papel alumínio. Mas confesso que parei de usar. Uso um refratário de vidro, sem papel alumínio por baixo e não senti muita diferença.

Legumes já assados – bem de pertinho!

Post relacionados

Deixe uma resposta