Reutilizando potes de vidro de conserva

Capa Vidro

Aqui em casa compramos muitos alimentos em potes de vidro, como azeitona e palmito em conserva, geleia e pastinhas diversas. Os vidros são dos mais diversos formatos, mas o que você faz quando os alimentos acabam?

Inicialmente devemos lembrar que os vidrinhos podem ser recicláveis, então se você optar por descarta-los coloque em lixos recicláveis e lembre-se de não jogar direto na lixeira, para não causar nenhum acidente à pessoa que recolhe o lixo. Enrole num jornal ou identifique a embalagem para que todos saibam que ali tem vidro.

Mas os potes de vidro são ÓTIMOS para reutilização. Primeiro porque o pote de vidro é inerte, ele não reage no contato com o alimento, sendo livre do BPA. BPA é uma substância tóxica presente em alguns potes de plástico, que não fica apenas no material plástico e passa para o alimento ou bebida contida no recipiente. Se o pote plástico for levado ao micro-ondas para aquecimento, a quantidade da substância tóxica aumenta e é liberada 55 vezes mais rápido que o normal.

Segundo porque o pote de vidro é super versátil. Eu sempre reutilizo os potes de vidro. Aqui em casa, eu reutilizo para colocar os cereais e qualquer coisa que compro a granel. Esse temperinhos normalmente vem em sacolas plásticas, que utilizam para pesar nas lojas, e quando chego em casa coloco nos potes de vidro e escrevo com uma caneta permanente o conteúdo. Estou pensando em pintar todas as tampas para padronizar meus potinhos de tempero.

Também comecei a reutiliza-los como potinhos para vela. Comprei parafina, corante, algumas essências e fiz algumas velas caseiras em potinhos de vidro.

A grande dificuldade é a hora de retirar o rótulo. Muitas vezes o rótulo sai direitinho, mas remover por completo aquela cola teimosa, é um sofrimento. Sempre tento ferver e depois esfregar o vidro com detergente e uma esponja macia, mas demora muito e nunca sai 100%.

Eu achei uma receitinha na internet, mas ainda não testei: basta misturar 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio com 2 colheres de sopa de óleo de cozinha, deixar agir por uns dois minutinhos e TCHANAN! Adeus, cola sem vergonha! Olá, potinho lindo!

Reuni algumas ideias do Pinterest para reutilizar os potinhos de vidro.

Vidros Conserva 1

Organizador de talher para uma mesa. Já adotei isso em várias festinhas aqui em casa. Muito fácil e fica bem organizado, principalmente quando os talheres são de plásticos.
Vidros Conserva 5

Outra opção é utilizar para presentear alguém com comida. Os vidrinhos dessa foto foram preenchidos com mistura para preparo de cookies. Ficou uma graça! Já utilizei para presentear amigos com biscoitinhos já prontos. Você também pode utilizar os vidrinhos para fazer bolos de pote para você e para presentear também.

Vidros Conserva 6

Outra forma que eu utilizo muito é como uma marmitinha. Normalmente preparo overnight oats ou saladas de potes em vidros reutilizados, já falei um pouco sobre os dois aqui e aqui.
Vidros Conserva 8

Eu fiquei completamente apaixonada por essa ideia. É possível reutilizar os vidrinhos para fazer terrários, que são uma espécie de mini jardins.

Vidros Conserva 3

Outra ótima forma de utilizar é como porta trecos. Especialmente para objetos miúdos. Algumas ideias para fazer um furinho na tampa e usar o pote para guardar uma linha ou barbante, assim o pedaço da linha passa pelo furo e fica fácil de utilizar.

Vidros Conserva 2

Também é possível utilizar como porta velas ou fazer suas próprias velas ali dentro. Fiz várias velas essa semana aqui em casa (falarei em outro post) utilizado vidros antigos de geleias!

 

 

Post relacionados

Deixe uma resposta