Utensilios para começar a costurar

dscn3832

Como falei nesse post aqui, comecei a costurar. Esse post é uma coletânea de todas as coisas que li sobre : como começar a costurar e o que você precisa para isso!

  1. Tesoura para tecido: um acessório sagrado para as costureiras, a tesoura de tecido é aquela especial, você deve guarda-la com todo o cuidado e não emprestar para ninguém. Ela precisa estar sempre amolada e não a use para cortar papéis ou qualquer outra coisa.
  2. Tesoura para arremate: essa tesoura pode parecer frescura, mas é essencial. Ela  serve para cortar restinhos de linha enquanto você está costurando. Como você não precisa necessariamente enfiar o dedo pra cortar (só apertar que a mola abre a tesoura de novo) tudo fica mais rápido. Acredite: Cortar os pedacinhos de linha que sobram de uma costura é MUITO importante.
  3. Tesoura para qualquer outra coisa: essa é a tesoura para cortar o pedacinho de zíper ou viés, para cortar qualquer outra coisa diferente de tecido.
  4. Desmancha costura: como o próprio nome diz, essa ponta afiada serve para retirar as costuras que saíram erradas. É a pior parte da costura, é assumir o seu erro, mas ele será ser melhor amigo nesse ínicio.
  5. Alfinetes: você vai usá-los bastante, a primeira regra das costurices é alfinetar tudo. Então é melhor investir nesse modelo mais comprido com essa cabeça grande, o famoso cabeça de vidro.
  6. Fita métrica: nem precisa de explicação, só mantenha ela sempre no pescoço.
  7. Alfineteiro: eu acho um utensílio muito prático, porque deixa tudo mais perto, os alfinetes estão ali no seu pulso.
  8. Caneta para tecido: há vários modelos diferentes,  assim como há também o giz para tecido, o importante é ter uma ferramenta para marcar o tecido antes de cortar.

ferro-de-passar

Eu também uso MUITO o ferro de passar. As costuras que são passadas à ferro dão lugar a peças mais bem acabadas, então é melhor mantê-lo sempre ao lado. Claro que não é necessário ter um mini ferro ou uma mini tábua. O ferro portátil é um ferro de viagem da minha mãe e essa mini tábua é da Caçula , custou 20 reais.  Você pode usar o seu ferro e tábua de passar de casa, eu uso esses porque não tenho espaço aqui em casa.

dscn3836

A máquina de costura é o principal item para as costuras. Ela parece um monstro, mas asseguro que ela irá se transformar na sua melhor amiga!!

Depois de muito pesquisar, principalmente em relação aos preços. Optei por uma Singer, porque minha avó disse que ” Singer é única marca decente!”, e quando fui verificar era a que possuia maior número de assistência técnica. O meu modelo é a Singer Start 1306, é o modelo mais simples da Singer e me atende muito bem para as costuras domésticas. Ela é uma máquina portátil, doméstica e possui poucos pontos. É simples, mas eu gosto. Mais informações aqui no site da Singer.

Se você não tem uma máquina de costura ou ainda não tem certeza se quer investir em uma, o site Dcoração, que eu adoro, tem um post dando dicas de como costurar em máquina de costura.  Tem vários projetinhos de costura ótimos para fazer, sem máquina. Apenas utilizando cola quente, cola para tecido, linha e agulha.

 

Post relacionados

Deixe uma resposta