Guia do Saara – Loja de Costurices

saara

Eu frequento o Centro do Rio desde os meus 10 anos de idade, quando comecei a estudar no Colégio Pedro II. As minhas aventuras pelo Saara começaram nessa época. Eu explorava aquelas ruas atrás de peças para montar pulseirinhas de miçanga e xuxinhas de cabelo.

A Saara é um complexo de ruas com mil lojinhas vendendo um milhão de coisas diferentes.  A principal dica para o Saara é evitar datas comemorativas, pois nessas épocas a Saara fica super lotado e consequentemente o risco de assaltos e furtos aumenta bastante.

Vista uma roupa e principalmente sapatos bem confortáveis, pois você vai andar bastante. Uma boa dica é não levar bolsa volumosa e pesada, leve sempre somente o necessário. Se tiver uma bolsa transversal é a melhor opção. Eu sempre vou direto da aula e de mochila, o que dificulta MUITO andar e entrar nas lojas, que geralmente são pequenas e entulhadas de coisas.

Para chegar na Saara você pode pegar o metrô e descer nas estações Central, Presidente Vargas e Uruguaiana. Todas ficam  próximo. Agora também tem uma nova linha do VLT, em fase de teste no horario de 9h-14h e gratuita, que faz o trajeto Praça XV – Saara. As principais ruas da Saara são a Rua da Alfandega, Rua Senhor dos Passos e Rua Buenos Aires.

Com essa coisa de começar a costurar descobri um novo universo da Saara, que ainda não conhecia. Resolvi listar as principais lojas que frequento por lá para comprar coisas relacionadas a costurices.

  • Casa Pinto Tecidos

A Casa Pinto é uma loja imensa na Buenos Aires. Ela fica logo depois da Av. Passos, sentido Campo de Santana, no número 224.

É uma loja de tecidos. MUITO TECIDO. Eu normalmente compro tricoline, mas tem vários tipos de tecidos e preços diferentes. A loja está sempre muito cheia, entretanto o grande número de vendedores dá conta. A dica é entrar já procurando os tecidos que você deseja e correr atrás de um vendedor para cortar.

Eles vendem os tecidos  a partir de 0,5m, o que é ótimo para quem tá começando a costurar.

Um pouquinho mais a frente na Buenos Aires, 235, do outro lado da rua quase, tem uma loja menor de Armarinho e Aviamentos. Eles vendem ziper, cursor, linha, agulha, miçangas, plumas e alguns tecidos também.

  • Caçula

A Caçula é um paraíso. Essa loja é bem nova, tem uns dois anos talvez. A antiga loja, que também era enorme, pegou fogo e o Centro  ficou muito tempo sem uma loja, eles disponibilizam uma van para loja de São Cristovão, mas não era o mesmo.

Lá você encontra desde tecidos e aviamentos, a artigos de decoração, material escolar e itens de decoração. É preciso apenas ter paciência para a quantidade de pessoas que circulam em seu interior e para as filas que costumam ser bem grandes, independente do dia da semana, no setor de tecidos, que tem até sistema de senha.  As filas do caixa também são grandes, mas são super rápidas.

Na Caçula tem vários tipos de tecidos. Sério. Tem muito tecido.  Você pega a senha e começa a escolher o tecido, chega seu número e você ainda não escolheu. O único problema é que eles só vendem tecido a partir de 1m, mas pelo preço muita coisa compensa.

A Caçula fica na Buenos Aires, 261.

  • Tecidos São Januário

Outra loja que eu gosto muito é a São Januário. Ela fica ao lado da Casa Pinto, tem umas grandes na frente e a loja fica lá no fundo. Eu adoro essa loja, porque tem várias estampas bonitinhas, que só encontro lá. Os vendedores são super simpáticos e eles também vendem tecido a partir de 0,5m.

A loja fica na Buenos Aires, 228.

  • Babado da Folia

O Babado da Folia é a loja famosa na Radio Saara, vire e mexe rola uma propaganda engraçada no alto falante das ruas. É a queridinha na época do Carnaval, porque vende plumas e muito glitter.

É otima para comprar coisas de armarinhos e avimentos.  Eles tem várias lojas na Saara, mas destaco duas: a que fica  Buenos Aires, 300 , que vende aviamentos, tecidos e bijuterias; e a que fica na Rua da Constiuição, 6 , que vende aviamentos e acetatos.

Post relacionados

Deixe uma resposta